RECONSTRUÇÃO

RECONSTRUÇÃO
Prª Glaubia O. F. Andrade

A mensagem foi baseada em Neemias do cap 1 ao 4
Neemias foi um israelita que viveu numa geração infortuna no Velho Testamento. Depois que o rei da Babilônia, Nabucodonosor, destruiu Jerusalém e queimou o templo, ele levou todos os artigos do templo e capturou as pessoas de Israel carregando-as para Babilônia. Neemias foi um desses capturados e se tornou o copeiro do rei Artaxerxes na cidadela de Susã. Ele vivia confortavelmente no palácio como copeiro do rei, mas sua mente estava sempre correndo perante Jerusalém. E foi passado para Neemias uma visão geral do que estava acontecendo.

Preparo: Neemias se lamentou e chorou, mas foi orar e jejuar.

Cap 1: 1-4
As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quisleu, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza,
Que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém.
E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo.
E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.

Propósito: Ele tinha um propósito, o de seguir firme, e não olhar para os inimigos, olhar para os “Sambalates” e “Tobias”, que queriam tanto pará-lo.

Cap. 4:7
E sucedeu que, ouvindo Sambalate e Tobias, e os árabes, os amonitas, e os asdoditas, que tanto ia crescendo a reparação dos muros de Jerusalém, que já as roturas se começavam a tapar, iraram-se sobremodo.

Neemias não perdeu tempo em ficar somente se lamentando e chorando, não agiu sem pensar, orou, jejuou, convocou os que partilhavam da visão de reconstrução, seguiu em frente. Ao mesmo tempo que reconstruíam eles vigiavam, sabiam que o inimigo atacaria, se prepararam para possíveis ataques.

Cap 4: 14-23
“E olhei, e levantei-me, e disse aos nobres, aos magistrados, e ao restante do povo: Não os temais; lembrai-vos do grande e terrível Senhor, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas.
E sucedeu que, ouvindo os nossos inimigos que já o sabíamos, e que Deus tinha dissipado o conselho deles, todos voltamos ao muro, cada um à sua obra.
E sucedeu que, desde aquele dia, metade dos meus servos trabalhava na obra, e metade deles tinha as lanças, os escudos, os arcos e as couraças; e os líderes estavam por detrás de toda a casa de Judá.
Os que edificavam o muro, os que traziam as cargas e os que carregavam, cada um com uma das mãos fazia a obra e na outra tinha as armas.
E os edificadores cada um trazia a sua espada cingida aos lombos, e edificavam; e o que tocava a trombeta estava junto comigo.
E disse eu aos nobres, aos magistrados e ao restante do povo: Grande e extensa é a obra, e nós estamos apartados do muro, longe uns dos outros.
No lugar onde ouvirdes o som da buzina, ali vos ajuntareis conosco; o nosso Deus pelejará por nós.
Assim trabalhávamos na obra; e metade deles tinha as lanças desde a subida da alva até ao sair das estrelas.
Também naquele tempo disse ao povo: Cada um com o seu servo fique em Jerusalém, para que à noite nos sirvam de guarda, e de dia na obra.
E nem eu, nem meus irmãos, nem meus servos, nem os homens da guarda que me seguiam largávamos as nossas vestes; cada um tinha suas armas e água.”

O que precisa de ser reconstruído em sua vida; questões emocionais, familiares, profissionais, ministeriais. O que foi destruído?

O Deus que estava com Neemias quer abençoar sua vida, o inimigo anda a espreita, ele quer ter certeza que você não se levantará; mas o Deus de todo Universo, SENHOR sobre todas as coisas é o que te ajuda a reerguer, arme-se como fizeram na reconstrução, vigie, e levante-se, o SENHOR pelejará por você.

Um grande abraço

5 Comentários (+add yours?)

  1. alyf
    jun 29, 2011 @ 17:02:05

    Esta palavra é fiel e verdadeira eu pude aprender muito com está mensagem.
    De fé e perseverança Deus continue abençoando.
    .

    Responder

    • prasilvana
      jun 29, 2011 @ 23:43:18

      Obrigada por sua participação, que Deus o abençoe ricamente.

      grande abraço

      Responder

  2. lista de emails
    fev 15, 2013 @ 12:35:02

    thanks a lot for enjoying this beauty article with me. i am appreciating it very much! lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

    Responder

  3. mestreseo
    fev 18, 2013 @ 12:15:03

    thanks for this article, it really enlightened me on my strategic approach to websites. thanks again. mestreseo mestreseo mestreseo mestreseo mestreseo

    Responder

  4. lista de email
    mar 01, 2013 @ 13:34:29

    the most interesting blogs that i have ever seen. interesting article, funny comment. keep it up! lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: