Prudência ao trabalho

Seja generoso: a misericórdia é grande investimento. A misericórdia sempre trará grandes rendimentos. Não acumule alimento: reparte-o como puder. Seja uma benção para os outros. Pode ser sua ultima chance!

Quando as nuvens estão cheias de água, é chuva na certa. Quando o vento derruba uma árvore, ela permanece onde caiu. Não fique observando o vento. Faça seu trabalho. Não fique olhando as nuvens. Toque a vida adiante.

Assim como você nunca entendera como se forma a vida na vida grávida; também nunca entenderá o mistério de tudo que Deus faz.

Vá trabalhar de manhã e prossiga até a noitinha, sem se preocupar com o horário. Você nunca saberá antes como seu trabalho ficará no final.”

(Eclesiastes 11: 1-6 – Bíblia na Linguagem Contemporânea)

worhaholicNosso coração aguenta muito esforço. Com o corpo saudável e atividades equilibradas, e se não houver acidente, viveremos de 70 a 80 anos e talvez mais. Se abusarmos do corpo, procurando fazê-lo render acima de sua capacidade natural (alguns até tomam estimulantes), a morte chegará mais depressa. Seja prudente!

O excesso no trabalho é imprudência. O trabalho é honroso e nobre. A Bíblia afirma: “Se alguém não quer trabalhar, também não coma.” (II Ts 3:10) A palavra de Deus condena a preguiça e diz: “Observe a formiga, preguiçoso…” (Pv 6:6-11).

Portanto, Deus aprova e recomenda o trabalho, mas dentro de limites. Ele mesmo estabeleceu um dia de descanso após 6 dias de trabalho (Gn 2:2-3). A fama de “workaholic” (viciado em trabalho) não é um elogio. O viciado em trabalho prejudica a si mesmo, sua família, a longevidade e sua alegria, satisfação e paz. Talvez ganhe muito dinheiro, que, afinal, não vai aproveitar por falta de tempo. Não são ridículos os mergulhos do “Tio Patinhas” em moedas? Seja prudente em aplicar corretamente o seu ganho para que não falte se houver algum imprevisto. Reparta com os outros e não faltará retribuição em dias difíceis. Além do texto de Eclesiastes citado acima, veja também: “Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo? Aí sim, a sua luz irromperá como a alvorada, e prontamente surgirá a sua cura; a sua retidão irá adiante de você, e a glória do Senhor estará na sua retaguarda. Aí sim, você clamará ao Senhor, e ele responderá; você gritará por socorro, e ele dirá: Aqui estou. Se você eliminar do seu meio o jugo opressor, o dedo acusador e a falsidade do falar; se com renúncia própria você beneficiar os famintos e satisfizer o anseio dos aflitos, então a sua luz despontará nas trevas, e a sua noite será como o meio-dia”. ( Isaías 58:7-10) – Note nela os desafios de Deus à nossa conduta e as promessas ligadas a eles – é uma ótima receita de vida.

Eduque com prudência os seus filhos. Diga-lhes o que fazer, saiba onde estão, tome tempo para estar com eles. Isso naturalmente exigirá de você a renuncia a algumas coisas de que gosta, inclusive parte do trabalho. Seja prudente na condução de todos os seus negócios para que nenhum esperto o alivie de seus tesouros. A questão não é trabalhar muito, mas administrar bem! (WK)

“Se não for o SENHOR o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção” (Sl 127:1)

Meditação extraída do livro “Presente Diário”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: