I Samuel 17

O GIGANTE

“Um guerreiro chamado Golias, que era de Gate, veio do acampamento filisteu. Tinha dois metros e noventa centímetros de altura. Ele usava um capacete de bronze e vestia uma couraça de escamas de bronze que pesava sessenta quilos; nas pernas usava caneleiras de bronze e tinha um dardo de bronze pendurado nas costas. A haste de sua lança era parecida com uma lançadeira de tecelão, e sua ponta de ferro pesava sete quilos e duzentos gramas. Seu escudeiro ia à frente dele.”

 – o inimigo tem nome
 – o inimigo se prepara, armando-se de forma grandiosa

O DESAFIO ARROGANTE

“Golias parou e gritou às tropas de Israel: “Por que vocês estão se posicionando para a batalha? Não sou eu um filisteu, e vocês os servos de Saul? Escolham um homem para lutar comigo. Se ele puder lutar e matar-me, nós seremos seus escravos;  todavia, se eu o vencer e o matar, vocês serão nossos escravos e nos servirão”.

E acrescentou: Eu desafio hoje as tropas de Israel! Mandem-me um homem para lutar sozinho comigo.”

  • o inimigo nos desafia com  arrogância

A REAÇÃO DE UM LÍDER TEMEROSO

“Ao ouvirem as palavras do filisteu, Saul e todos os israelitas ficaram atônitos e apavorados.”

  • o líder temeroso contamina todos os seus liderados

O INIMIGO NÃO DESISTE FACILMENTE

‘Durante quarenta dias o filisteu aproximava-se, de manhã e de tarde, e tomava posição.”

  • O inimigo vem pela manhã levar cativa a mente dos que não confiam.
  • O inimigo vem à tarde para mostrar que ainda tem domínio da situação

A APARIÇÃO DO GUERREIRO DE DEUS

  • Davi obedecendo ao pedido de seu pai, levantou-se de madrugada, foi levar suprimentos para seus irmão que estavam na batalha contra os filisteus. Chegando no La foi de imediato ver como estavam, enquanto conversavam ouviu a voz de Golias desafiando o exercito de Israel.

“Enquanto conversava com eles, Golias, o guerreiro filisteu de Gate, avançou e lançou seu desafio habitual; e Davi o ouviu.” (v23)

  • Davi ficou irado com tamanha afronta – “Davi perguntou aos soldados que estavam ali ao seu lado: “O que receberá o homem que matar esse filisteu e salvar a honra de Israel? Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo? “(v26)
  • o verdadeiro cristão reconhece que maior é o poder de Deus que esta com ele, do que do inimigo que o cerca.

A CONFIANÇA DE UM GUERREIRO DE DEUS

  • Davi é alertado sobre a força e capacidade de guerreiro que o gigante possuía, mas ele mostra que aquele que o capacitou é maior.

“Teu servo é capaz de matar tanto um leão quanto um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo.”(v36)

A VITÓRIA DE UM GUERREIRO QUE CONFIA

  • Saul tentou usar as armaduras e armas do seu exercito em Davi, mas este preferiu usar suas armas; sua fé, sua confiança, seu cajado, seu alforje, 5 pedras e determinação de calar a voz daquele que afrontava o exercito do Deus Altíssimo.
  • O gigante olhou para aparência, o SENHOR não
  • O gigante desprezou Davi, o SENHOR o exaltou

“E Davi disse ao filisteu: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel. Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos” (vs 45 – 47)

Humanamente falando, as possibilidades de vitória contra aquele gigante era impossível, porque além de gigante ele era um guerreiro desde a adolescência.

Espiritualmente falando, a vitória será sempre daquele que crê e vai em nome do Deus Altíssimo.

O seu gigante tem nome, e te afronta já pela manhã?

Aquele que criou os céus e a terra é o que peleja por você. Basta saber se sua reação será como a de Saul e seus guerreiros, ou será como de um valente pastor de ovelhas que lutou contra urso,  leão, e derrotou o gigante.

Grande abraço


Anúncios