Um ato inatingível??

O que motiva o perfeccionismo é a compulsão por tentar ser aquilo que jamais conseguiremos ser. Ele brota de uma profunda insegurança, de um medo terrível de que não seja suficiente sermos da maneira que Deus nos criou.

O anseio de alcançar a perfeição absoluta está enraizada nas lembranças do que um dia foi o Éden,tudo perfeito, tudo puro e santo. Todo que professa a Jesus como Senhor e Salvador, traz dentro de si um padrão de como as coisas deveriam ser e um desejo profundo de experimentar a perfeição que só iremos encontrar no céu. Existe algo dentro de nós ciente de que, apesar de a vida estar caminhando muito bem, ela poderá estar ainda melhor. Vai chegar o dia em que tudo será perfeito, mas, por enquanto, temos que viver com as coisas do jeito que elas são. Se ficarmos todo o tempo comparando o nosso presente cheio de falhas com o futuro que teremos no céu, isso pode provocar tensões exageradas.

Quando compreendemos o motivo pelo qual temos tanta sede de perfeição, passamos a aguardar nossa ida para a eternidade com muito mais expectativas e diminuimos as exigencias que temos em relação à nossa vida terrena, sabendo que ela pode atender a todos os nossos anseios.

Ao mesmo tempo, o SENHOR quer que todos busquem a integridade e a pureza de espírito, conceitos que são frequentemente descritos no Novo Testamento como “perfeitos” – “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.” Mat 5:48.

O principal aspecto que devemos procurar aperfeiçoar na nossa vida é o amor

Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo. No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.” I Jo 4: 17-19

Contudo é impossivel alcançar a “plenitude”ou “perfeição” como seres humanos por meio do nosso próprio esforço. Ela é a manifestação da obra de Deus em nós.

“Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas, vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém.” Hb 13: 20-21

extraído: Biblia da Mulher – Perfeccionismo

 

Anúncios