“E disse aos homens: Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós. Porque temos ouvido que o SENHOR secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Siom e a Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes. O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o SENHOR vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra.”

 Josué 2: 9 – 11

Você deve conhecer a história de Jericó, da queda de eus muros e de como os habitantes foram destruídos. As palavras do texto acima são da meretriz Raabe, ela morava nos muros de Jericó. Raabe ouviu falar do livramento que o SENHOR trouxe para Israel quando foram libertos do cativeiro Egípcio. Ela não viu, só ouviu e creu. Reconheceu a grandiosidade de Deus, provavelmente cresceu dentro de seu coração um temor e amor por este Deus Maravilhoso.

 O que me chama a atenção no texto é a afirmação de que o povo estava sem animo, o temor era grande e só por saberem que o povo de Israel estava vindo. Será que causamos o mesmo temor no nosso inimigo? Será que mostramos que pertencemos ao mesmo Deus que destruiu Jericó e salvou Raabe?

 A história de Raabe foi  reescrita, o passado ficou para trás, Por causa de sua fidelidade ao povo de Deus, o Senhor a poupou, como também a toda a sua família. Se casou com Salmon, viveu em Israel e foi a mãe de Boaz, aquele que se casou com Rute que foi a bisavó do rei Davi. Jesus, o nosso Senhor e Salvador foi, então, descendente de Raabe, a prostituta. Em Hebreu 11 seu nome é citado na galeria dos heróis da fé.

 Este é o nosso Deus que transforma, que cura, que salva, basta crer.

Anúncios