Gosto de compartilhar artigos interessantes, este recebi do site  www.administradores.com.br –  muito bom……

BREVE REFLEXÃO SOBRE LIDERANÇA

http://www.administradores.com.br/artigos/breve_reflexao_sobre_lideranca/30343/
Gleice Aparecida Bastos Santarém Dalle Laste

Fala-se com freqüência do papel dos líderes, quer eles sejam comunitários, religiosos ou políticos. Observa-se que em todos os casos tratam-se de pessoas que fazem ou fizeram diferença dentro de suas comunidades, seus países e até do mundo.

 Pode-se citar Martin Luther King que aos 19 anos de idade se tornou pastor Batista e se transformou no líder negro mais conhecido do mundo. Foi ele que lutou contra a segregação racial nos Estados Unidos e que escreveu um dos discursos mais lidos e também mais lindos do mundo, onde ele fala sobre liberdade e paz. 
 
Pode-se se citar um líder brasileiro, Chico Mendes que foi criado na floresta Amazônica sem jamais ter freqüentado uma sala de aula, tendo que trabalhar aos 9 anos de idade, porém foi ele responsável pela mais eficaz militância ecológica já ocorrida no Brasil e se transformou no símbolo mundial da luta pela preservação da Amazônia.

O que estes líderes tinham em comum?

Todos foram mártires, porque eles não se deixavam dominar pelo conformismo ou pela alienação, pois proclamavam a liberdade e principalmente tinham um sonho (de mudança e transformação). Estes grandes homens fizeram a sua própria história e foram responsáveis pela mudança de comportamento de milhares e milhares de pessoas, eles tinham o poder de influenciar as pessoas, porém não as manipulavam.

 Como estas pessoas puderam de alguma forma chegar neste estágio? Através do poder da comunicação, e é deste poder que vou escrever. Como estes homens conseguiram liderar multidões.

Afinal o que é ser um líder?

  • É ter o poder de comunicar às pessoas o potencial de cada uma delas, incentivando-as a descobrir seu próprio caminho e sua capacidade intrínseca, que por algum motivo pode estar adormecida.
  • É dar condições para que os liderados possam liberar suas capacidades criativas e produtivas.
  • Ser líder é estar disposto a ouvir e principalmente ter uma comunicação ou linguagem respeitosa.
  •  Um bom líder é aquele que divide as responsabilidades e é flexível na medida certa, se adaptando rapidamente ao ocorrer situações adversas.
  •  É aquele que faz parte integrante de uma equipe e que se envolve de corpo e alma em algum projeto. Ele deve ser visionário lutando pelos direitos de seus liderados. Ele ajuda o seu grupo crescer com seu entusiasmo e motivação e está sempre disposto a vibrar quando ocorrem vitórias.

 Observa-se, que na maioria das vezes, estas pessoas (líderes) são criticadas e discutem-se a respeito do que elas devem fazer, e se esquecem de refletir sobre aquilo que elas devem ser. Neste caso o que se deve levar em consideração é o caráter, personalidade, honestidade e profissionalismo.

 O bom líder não se deslumbra com o poder porque ser líder não é um cargo nem posição social. Estas pessoas sabem esperar o tempo certo para propor mudanças, surpreendendo a todos pelos resultados obtidos, fazendo muito mais que o combinado. 

Deixo para você leitor, uma reflexão sobre os homens citados anteriormente: Martin Luther King, Chico Mendes. Trata-se de pessoas que souberam esperar o tempo certo para lutar pelos seus ideais e principalmente usaram seu poder de comunicação de uma forma consciente e audaciosa, e desta forma mudaram o curso da história, transformando idéias e quebrando paradigmas. 

 Nosso exemplo maior, Jesus, um líder em todos os aspectos. Ele mudou o curso da história, tão influente que importantes líderes de sua época queriam ouvi-lo; seu exemplo é seguido até hoje, em palestras e seminários os palestrantes o apontam como o maior lider que o mundo conheceu. Sabia como se fazer entendido, por pessoas simples ao mais letrado. O é maior exemplo de amor que a humanidade já viu.

Vocês líderes de suas comunidades ou empresários, meu desejo é que tenham este espírito de luta e coragem para vencer as vicissitudes diárias e que jamais deixem de sonhar.

Anúncios