lagrimaO que é lágrima?
A lágrima é um líquido produzido por glândulas lacrimais que se encontram na parte interna de cada um dos olhos. Ela possui a função de lubrificar os olhos e protegê-los contra substâncias estranhas e infecções.

Funções da lágrima
Para proteger os olhos contra infecções, as lágrimas possuem sal e uma enzima (a lisozima) que combate microorganismos patogênicos como, por exemplo, as bactérias.

Outra função das lágrimas é limpar constantemente o interior dos olhos e a parte interna das pálpebras, no chamado lago lacrimal, onde drenam através dos pequenos condutos lacrimais que se convergem no saco lacrimal, a partir daí, as lágrimas atravessam o conduto nasolacrimal até alcançar as fossas nasais.

Por que choramos?
Choramos desde que nascemos, apesar de que as lágrimas só surgem após os 6 meses. Os bebês expressam diferentes tipos de choros (fome, dor, separação, etc) que são prontamente reconhecidos pelos pais. Esse vocabulário rudimentar surge antes das primeiras palavras e sugere que o choro estaria envolvido com alguma forma primitiva de comunicação. No entanto, crianças e adultos utilizam outras formas mais sofisticadas de comunicação (linguagem, gestos, olhares, expressão facial) e ainda assim choram. Choram não só por algo triste e dolorido, mas também de emoção ou mesmo de forma manipuladora.

Se a lágrima é um beneficio para os olhos, ou uma forma de expressão humana, porque lemos em Apoc 21:4, que Deus limpará dos olhos toda lágrima?

A real ação de Deus aqui é fazer uma limpeza geral; será tirado de nós toda: dor, tristeza, magoa, rancor, doenças, angustia, insegurança, pobreza, fome, etc………. a lista é grande, no entanto maior é o que o Altíssimo Deus tem reservado pra mim e pra você.
As lágrimas passarão a ter a sua verdadeira função, lubrificar e proteger os olhos.

“E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.” Apoc 21:3-7

Fontes:
http://www.todabiologia.com/dicionario/lagrima.htm
http://colunas.g1.com.br/espiral/2007/02/23/o-choro-dos-humanos

Anúncios